interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 07, 2006

Realistas Vs. Neocons


Mudanças na política externa norte-americana. Até que enfim!

a.h



Com Robert Gates, realistas vencem em Washington

Caio BlinderDe Nova York


Robert Gates foi confirmado como novo secretário de Defesa dos EUA
Sai o otimismo petulante, entra o bom senso. Na terminologia mais árida da política externa americana, os neoconservadores idealistas cedem lugar para os realistas cautelosos, representados por veteranos profissionais do serviço público como o novo secretário de Defesa Robert Gates.
O óbvio pode ser espetacular como, por exemplo, quando na sua sabatina de confirmação no Senado na terça-feira, Gates admitiu que os EUA não estão ganhando a guerra no Iraque. Isto é realismo, o mero bom senso.
George W. Bush ainda está aí, mas não mais sua doutrina voluntarista que prega mudanças a toque de caixa, sem um apropriado planejamento militar ou cuidadosa arquitetura política.
Realismo é uma teoria acadêmica que professa a necessidade de um país conduzir sua política externa levando em conta muito mais seus interesses do que seus valores.

Negociação com inimigos
Um mestre da "realpolitik" é Henry Kissinger, que junto com Richard Nixon engendrou o estabelecimento de relações diplomáticas dos EUA com a China comunista nos anos 70.
Os realistas conversam e negociam com inimigos. Não é à toa que na ordem-dia está a pressão crescente para que os americanos tenham um diálogo como o Irã.
Rótulos são complicados. Ronald Reagan enfrentou e negociou com o "império do mal" soviético. Foi um idealista realista.
Com sua petulância, os neoconservadores carecem de finesse política. Um ótimo exemplo: John Bolton, embaixador dos EUA nas Nações Unidas, prestes a ser mais um neoconsevador desempregado.
Para Bolton e companhia, o valor supremo é exportar um modelo de democracia e refazer o mapa-múndi, se necessário pela força e desdenhando o multilateralismo e as tradicionais alianças americanas.

Bom senso
Realismo significa bom senso e não suavidade. A pedra-de-toque da Doutrina Bush é o ataque preventivo. Será de difícil aplicação depois do aventureirismo no Iraque. Mas não pode ser descartado mesmo com a ascensão dos realistas ao centro do poder.
Como lembrou recentemente a revista Time, Robert Gates era um resoluto anticomunista que apoiou medidas agressivas contra os sandinistas na Nicarágua no começo dos anos 80 e que no governo do primeiro presidente Bush se alinhava com freqüência com um secretário de Defesa chamado Richard Cheney.
Aliás, Cheney e Donald Rumsfeld (que cederá o emprego para Gates) não podem ser rotulados de neoconservadores. Melhor considerá-los nacionalistas agressivos, que se aliaram com os neoconservadores.
As duas alas fizeram a cabeça de Bush, que quando assumiu o poder em janeiro de 2001 prometera uma política externa "humilde".

Estudo sobre o Iraque
Resta saber se Bush está recolocando a cabeça no lugar ao convocar profissionais como Gates e se escutará as recomendações de James Baker, à frente da comissão bipartidária que divulgou seu estudo sobre o Iraque nesta quarta-feira.
Gates e Baker integraram a equipe do primeiro presidente Bush, um realista e internacionalista, por excelência. Para este time, expressões como estabilidade tem mais peso do que cruzadas democráticas.
Gates é discípulo do "velho sábio" da escola realista, Brent Scowcroft, que foi assessor de segurança nacional do primeiro presidente Bush e que não teve constrangimento para criticar as folias do atual governo.
Os neoconservadores em queda estão evidentemente desolados com a ascensão dos realistas. Com otimismo, eles esperam que Bush faça apenas alguns ajustes cosméticos na sua política externa, mas também se dobram à realidade.
Um deles, Frank Gaffney, disse ao jornal britânico The Times que a escolha de Robert Gates representa o "começo da regência Baker".
Nestas intrigas palacianas, há um grande mistério: qual será o papel do vice-presidente linha-dura Richard Cheney em uma nova ordem? É difícil imaginar que um ator político que tem atuado virtualmente como primeiro-ministro se resigne realisticamente a ser um vice-presidente tradicional e decorativo.

Flato aéreo


E para que o crédito pelo aquecimento global não fique apenas com os bovinos...
Depois de interrogatório, passageira foi liberada

Um avião da American Airlines fez um pouso de emergência em Nashville depois que passageiros alertaram a tripulação sobre um cheiro de enxofre e palitos de fósforo queimados na aeronave.
Os fósforos foram encontrados no assento de uma mulher que tinha tentado disfarçar o odor de flatulência acendendo os fósforos, informaram as autoridades do aeroporto.
Todos os 99 passageiros e a tripulação tiveram de desembarcar enquanto o avião era revistado.
A mulher foi interrogada pelo FBI, a polícia federal americana, e depois foi liberada sem ser indiciada para embarcar em um outro vôo da companhia.
"Foi estabelecido que ela estava tentando esconder odores corporais", disse Lynne Lowrance, porta-voz da Nashville Airport Authority.
Não houve "intenção maliciosa", disse a porta-voz. "Mas ela acendeu fósforos, o que é contra as normas", acrescentou.
A mulher, cujo nome não foi divulgado, sofre de uma condição médica não especificada, disse a agência de notícias Associated Press.
A passageira portava em sua bagagem de mão fósforos de segurança, o que não viola as regras da Transport Security Administration, entidade que controla a segurança em aeroportos americanos.
Os fósforos, entretanto, não podem ser acesos no avião.

União Norte-Americana

.
Discordo veementemente do conteúdo da mensagem abaixo. Formar uma União Norte-Americana é sim, um significativo passo construtivo em direção a uma Globalização dos mercados e dos POVOS! Se isto procede, estou com Bush.

Qual o problema? Xenofobia aos latinos, aos árabes também?? Sigamos o exemplo da União Européia...

a.h


North American Union. G. W. Bush, Enemy Of The State.
November 30th, 2006

Pres. Bush is trying hard to sell out America before his tenure ends. We need to start impeachment proceedings on him now!
“President Bush’s plan to create a North American Union (NAU) by merging the United States, Canada and Mexico into one EU-like nation has been kept quiet. This stealth plan has had an almost complete media blackout in all countries involved. In fact, the White House is denying that any such plan to merge the three nations together is even taken place.
Some lawmakers have already introduced legislation that would prohibit President Bush to join in any such agreement without a Congressional vote. The newest of these lawmakers is Arizona Republican Karen Johnson who has stated that the signs of Bush’s NAU plans are already coming into existence. These plans include the creation of a superhighway corridor, an inland port in Kansas and the lack of building border fences to prohibit illegal immigration.”
If the story is untrue, does anyone believe that members of Congress would be taking action to pass a bill preventing it?
This finally explains why Bush has done absolutely nothing to stop the flood of illegal aliens.
Remember when Bush wanted to SELL OUR PORTS TO ARABS? Well, now he wants to sell our airports to outside interests. I haven’t been able to find any references on the Web yet, I caught a comment on this from Lou Dobbs on CNN and will post an update as soon as I can get one.
George Bush acts like a hostile foreign agent. He is utterly uncaring of the welfare of America and repeatedly acts without authority of Congress, in violation of our laws and against the interests of the United States. This guy has got to go.

PUM PUM PUM e CALOR



O aumento do efeito estufa é culpa dela???
O pum de vaca e o aquecimento global
Dec 06,2006 00:00
by nilder
3/dez/06 (AER) – A histeria que se está formando em torno do aquecimento global teoricamente causado pelo homem acaba de ganhar um elemento bovino. Segundo relatório emitido pela respeitável Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization), a pecuária contribui mais para o efeito estufa que os automóveis. [1]
Ocorre que o sistema digestivo dos ruminantes produz grandes quantidades do gás metano (CH4) que são liberadas na atmosfera – digamos – pelo método natural. Para quem não sabe, o metano possui um poder de aquecimento global 23 vezes maior que o CO2, tido como o maior vilão para o fenômeno.
Mas isso não é tudo. Segundo o relatório da FAO, os ruminantes produzem ainda o potentíssimo gás de óxido nitroso (N2O), que tem um poder aquecedor 296 vezes maior que o CO2 (o relatório não faz referências sobre o poder odorífico do gás).
Adicionalmente, os ruminantes são acusados de causarem chuva ácida uma vez que, segundo ainda o relatório da FAO, eles são responsáveis por 64% da emissão global de amônia.
Em suma, o relatório afirma que os gases do esterco e da flatulência dos animais, o desmatamento para criar pastagem e a energia usada nas fazendas fazem com que a pecuária responda por 18% dos gases do efeito estufa.
O relatório, convenientemente intitulado "A grande sombra da pecuária", foi produzido por Henning Steinfeld. Ele sugere medidas urgentes para o setor resolver esse grave problema, uma vez que a produção global de carne mais que dobrará, passando dos 229 milhões de toneladas entre 1991-2001 para 465 milhões de toneladas até 2050, acompanhada de alta similar na produção de leite. "A pecuária é um dos causadores mais significativos dos problemas ambientais mais sérios da atualidade", disse o autor.
Dentre as recomendações para diminuir o problema, a FAO cita a melhoria substancial da dieta dos ruminantes para reduzir a fermentação e as conseqüentes emissões do potente metano. Não foi cogitado o desenvolvimento de algum inventivo sistema coletor que, seguramente, poderia ser adaptado às vacas européias estabuladas e, de quebra, geraria eletricidade de fonte ambientalmente amigável.
Com tanto metano sendo liberado, não causará surpresa se o Brasil, um dos maiores produtores e exportadores de carne, seja em breve apontado como vilão do aquecimento global causado por pum de vaca.
Notas:[1]Pecuária representa 18% do efeito estufa, diz FAO, Valor, 30/11/06



Tríplice Fronteira









O governo dos Estados Unidos incluiu nesta quarta-feira, em sua lista de colaboradores com o terrorismo, nove pessoas e duas entidades que financiam a organização terrorista xiita Hezbollah, e que atuam na tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. A divulgação da medida foi feita pelo Departamento do Tesouro norte-americano. Os incluídos na lista ficam proibidos de desenvolver operações comerciais ou financeiras com pessoas e entidades dos Estados Unidos. As ações também incluem o congelamento de todas as contas bancárias e outros ativos que estas pessoas ou empresas tenham nos Estados Unidos. O Departamento do Tesouro assinalou que os novos incluídos arrecadavam fundos para a rede de Assad Ahmad Barakat, que funciona na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A organização de Barakat é uma das maiores fornecedoras de dinheiro para a organização terrorista Hezbollah, segundo o diretor do Escritório para o Controle de Ativos Estrangeiros dessa secretaria, Adam Zsubim.






Tráfego aéreo

.
.


VARIG ANUNCIA A COMPRA DE 16 AVIÕES DA EMBRAER
A Varig anunciou que comprará 16 aviões assim que as autoridades permitam que a empresa retome suas operações, afirmou João Luiz Bernes de Souza, presidente da VarigLog. leiamais

VARIG DEMITE TODOS OS FUNCIONÁRIOS NO PARAGUAIA Varig demitiu todos os seus empregados no Paraguai, encerrando as operações no país. leiamais

POLÍCIA FEDERAL AFIRMA QUE CONTROLADORES DE VÔO COMETERAM ERRO FATAL NA TRAGÉDIA DO BOEING DA GOLAs investigações da Polícia Federal apontam uma série de falhas e omissões dos controladores de vôo de Brasília e de São José dos Campos (SP) na consumação do desastre do Boeing da Gol que colidiu em vôo com o jatinho Legacy no dia 29 de setembro. leiamais

EMBRAER QUER AMPLIAR O SEGMENTOS DOS JATINHO SO plano estratégico da Embraer prevê o aumento da participação do segmento de jatos executivos na receita da empresa para cerca de 20% dentro de cinco anos. leiamais

Jornalista Vitor VieiraDiretor-Editor de Videversus(51)9652-4645videversus@videversus.com.br
.....




Quinta-feira, 7 de dezembro de 2006
Ano IV - n.° 845
APAGÃO AÉREO É PREVIA DO SEGUNDO MANDATO Governo inteiro foi sucateado entre 2003 e 2006
Não só o apagão aéreo atual – mas o próprio desastre do Boeing da Gol com 154 mortos – são conseqüência do total descalabro da administração federal do setor, com o sucateamento dos equipamentos de controle de vôo, com mais de 20 anos de uso e que o Governo Lula não substituiu para aplicar o dinheiro em obras que favoreciam empreiteiras e podia dar margem à corrupção. O episódio setorial repete-se no Governo inteiro.Esta é a síntese de todos os relatórios e que consagrou a terça feira, 5 de dezembro de 2006, como “o pior dia da história da aviação”, (manchete do jornal O Globo) tornando-a uma das datas vergonhosas do Brasil. A situação é agravada pela incompetência – “ensandecido” é o qualificação mais leve usada pelos analistas – do Ministro da Defesa, Waldir Pires, que estimulou os controladores de vôo a se aproveitarem do caos para pressionar por mudanças trabalhistas e garantias nas investigações sobre o desastre do Boeing da Gol que apontam para falhas, humanas e de equipamento, do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro. O relatório do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias ontem ao Palácio do Planalto é tão “desolador e demolidor” que não pode ser divulgado.


GOVERNO SE PREPARA PARA DESVIAR 1 BILHÃO DA AVIAÇÃO Governo usa o orçamento para escamotear dinheiro de dois fundos
O Governo Lula foi apanhado com as calças na mão: a proposta do orçamento federal para 2007 “esteriliza” mais de 50% dos recursos dos Fundos Aeroviário e Aeronáutico que devem arrecadar mais de 1 bilhão em 2007.Esse dinheiro, que deveria ser aplicado na melhorias das condições de vôo, pois é gerado totalmente pelo setor aéreo é escondido propositalmente (se não for incluído no orçamento não pode ser gasto) para fazer caixa e encobrir os rombos do exercício fiscal, ou seja, o que Governo gasta além do que arrecada.Técnicos do Congresso estão fazendo um levantamento em profundidade dos recursos necessários à atualização do serviço de
segurança de vôo e que foi deixado no Ministério da Defesa pelo ex-ministro Viegas, mas que o atual Ministro Waldir Pires nem ao menos conhece.O Governo reconhece que Waldir Pires meteu os pés pelas mãos e admite que calculou mal a entrega do Ministério da Defesa ao velho político baiano, nomeado com uma espécie de aposentadoria. Sem a pressão do Ministro responsável pela área, os técnicos da Fazenda simplesmente escondem o dinheiro.

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE. AGRIPINO ESTAVA ELEITO Governo joga tudo, mas somente se complica
Um coro aparentemente gozador de “Paga já!” “Paga já!” marcou uma reunião fechada de deputados e senadores da base governista na primeira reunião para montagem de uma chapa comum para as presidências da Câmara e do Senado. Solicitados a apresentar o preço do apoio de cada um – as condições para apoiarem os candidatos do Governo – foram avisados de que Lula decidiu só “pagar” as contrapartidas depois da eleição para as mesas do Congresso.Esse clima (que já se revelou na eleição para a vaga reservada à Câmara no Tribunal de Contas da União) indica que o senador Agripino Maia seria eleito facilmente Presidente do Senado se a eleição fosse hoje.Generaliza-se no Congresso a apreensão de que Lula pretende usar o controle das mesas para impor as chamadas “reformas bolivarianas” já aplicadas por Chávez na Venezuela e Evo Morales na Bolívia e que lhe garantiriam manter-se indefinidamente no poder.Com Agripino na Presidência do Senado – e reconhecida sua capacidade de liderança e extrema confiança da maioria dos senadores – Lula teria reais dificuldades de manobrar. Por isso a candidatura Agripino se consolida e tende a crescer. O Senado não quer o suicídio.


Tuesday, December 05, 2006

Flooding in the Horn of Africa

.
.


Large images:
November 27, 2006 (Aqua MODIS; 1.8 MB)
November 28, 2005 (Terra MODIS; 2.3 MB)
An estimated 723,000 people were affected by devastating floods in Kenya in November 2006, according to reports from the ReliefWeb organization. The heavy rains caused rivers to overflow their banks and inundate villages and farmland, produced landslides, and increased the risk of cholera and other diseases that spread when water and sanitation systems are overwhelmed by floods. The United Nations World Food Program estimates that emergency workers had been unable to reach as many 150,000 affected people as of November 28 due to impassable roads.
Among the most severely hit areas was the Tana River District in southwest Kenya’s Coast Province. This pair of images shows the river during the flooding on November 27, 2006 (top), compared to November 28, 2005, when the river was in a more normal state for this time of year. These “false-color” images are made from visible and infrared light observed by the Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) on NASA’s Terra satellite. In this kind of image, bare or thinly vegetated ground appears light tan or pinkish, vegetation appears bright green, and water appears blue. Clouds are light blue or white.
The Tana River runs though the center side of the scene. In the non-flood image, the river is visible as an indistinct, green ribbon of vegetation. To the west of the river, only the faintest hints of ephemeral stream beds can be seen though the clouds in the non-flood image. On November 27, the Tana River had spilled out of its banks; the combination of flood water and vegetation gives the river a turquoise color. In the low-lying area to the west of the Tana River, numerous streams and rivers have fanned across the landscape. At the bottom center of the scene, a dark pool of flood waters spans an area up to 12 kilometers (about 7.5 miles) wide in places. The whole landscape has responded to the rains; bright green vegetation has sprung up across much of the area.
NASA image created by Jesse Allen, using data provided courtesy of the MODIS Rapid Response team and the Level 1 and Atmospheric Archive Distribution System.
.


.

Casamentos E Divórcios



O que dirão nossos defensores da "tradição judaico-cristã" sobre a tendência?
.

Brasileiro se divorcia mais, mas volta a casar com maior freqüência, diz IBGE
10:17 05/12
Redação


Em 2005, foram realizados cerca de 835 mil casamentos no Brasil, 3,6% a mais que em 2004. O aumento segue uma tendência observada desde 2001 e resulta, em parte, da legalização de uniões consensuais. Em várias unidades da federação, vêm ocorrendo casamentos coletivos, decorrentes de parcerias entre prefeituras, cartórios e igrejas. Além disso, a prevalência de uma certa estabilidade econômica nos últimos anos favorece o crescimento dos casamentos. Dezembro manteve a tendência observada nas três últimas décadas de ser o mês de maior ocorrência de casamentos.
Do total de casamentos realizados em 2005, 85,9% eram de cônjuges solteiros, percentual ligeiramente inferior ao de 2004 (86,4%). Comparando os dados do período 1995-2005, observou-se a tendência de queda contínua nos casamentos entre solteiros, com pequena desaceleração em 2003.
Também aumentaram as uniões legais entre solteiros e divorciados. De 1995 para 2005, o percentual de mulheres solteiras que se casaram com homens divorciados passou de 4,1% para 6,2%, enquanto que o de mulheres divorciadas que se uniram legalmente com homens solteiros cresceu de 1,7% para 3,1%. Os casamentos entre cônjuges divorciados também aumentaram de 0,9% para 2,0%.




Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento

China deve passar Japão em P&D
Agências internacionais05/12/2006

Monday, December 04, 2006

África






.


ZIMBABUE PRECISA DE 700 MIL TONELADAS DE CEREAIS PARA EVITAR A FOME
Superfície
30.297.716 km²
% de terra no mundo
20%
Ponto mais alto
Monte Kibo (5.895 m) um pico do Kilimanjaro, Tanzânia
Ponto mais Baixo
Lago Assal (256 m abaixo do nível do mar)


A crise alimentícia do Zimbábue vai piorar durante a colheita de 2007, se o governo não importar com urgência mais de 700 mil toneladas de cereais. O alerta foi dado na sexta-feira pelo Sistema de Advertência Adiantada de Crise de Fome.
A agência, localizada nos Estados Unidos, afirmou que um estudo sobre distribuição de alimentos no Zimbábue revelou que o país do sul da África precisa de 565 mil toneladas de milho e 230 mil de trigo para evitar a crise de fome que surgirá até a nova colheita, em abril do próximo ano. No entanto, a Fewsnet avisou que será um "desafio enorme" para o governo do Zimbábue financiar a importação, devido à situação econômica difícil do país e à escassez de divisas. A reforma agrária, cuja violenta campanha causou a morte de sete fazendeiros brancos e dezenas de trabalhadores, foi utilizada pelo presidente Robert Mugabe para "punir" os camponeses de origem européia por terem se aliado à oposição, que nas eleições de 1999, pela primeira vez desde a independência do Zimbábue, conseguiu cadeiras no Parlamento. As terras desapropriadas ficaram improdutivas ou foram divididas e dedicadas a uma agricultura de subsistência. As grandes colheitas comerciais de tabaco, café e cereais, que eram a maior fonte de divisas do Zimbábue, não se repetiram mais. O país, que já foi considerado o "Celeiro da África", afunda numa grave crise alimentícia e tem sobrevivido nos últimos seis anos graças à ajuda das agências internacionais de assistência.





Porto Alegre, 4 de dezembro de 2006 - Videversus nº 600



http://www.videversus.com.br/default.asp?idcoluna=600#NOT11586