interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, May 30, 2007

Violência no Brasil e no mundo






Estudo da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) traça o perfil da violência em 121 países. Brasil fica em 83o lugar.



RANKING DA PAZ

1. Noruega
2. Nova Zelândia
3. Dinamarca
4. Irlanda
5. Japão
14. Suíça
16. Chile
22. Omã
24. Uruguai
34. França
35. Vietnã
40. Gana
49. Grã-Bretanha
50. Moçambique
52. Argentina
67. Croácia
83. Brasil
84. Sérvia
96. Estados Unidos
102. Venezuela
116. Colômbia
117. Nigéria
118. Rússia
119. Israel
120. Sudão
121. Iraque

Fonte: Economist Intelligence Unit



...

Abaixo, uma análise regional:


Na Região Norte, Amapá, Acre e Rondônia exibem taxas de crimes letais intencionais acima da média nacional, sendo que em Rondônia houve redução no período analisado, enquanto no Amapá e no Acre registrou-se aumento da taxa. Os demais Estados da Região Norte apresentaram taxas de crimes letais intencionais abaixo da média ponderada nacional e somente no Amazonas esta taxa cresceu no período analisado.
Na Região Nordeste também predominam os Estados com taxas abaixo da média nacional. Somente Pernambuco, Alagoas e Sergipe exibem taxas de crime letal intencional superiores à do país. Entretanto, em todos os Estados da região, exceto Piauí, a taxa de crime por 100 mil habitantes aumentou no período.
Ao contrário do Nordeste, na Região Centro-Oeste a predominância é de Estados com taxas de crimes letais intencionais acima da média ponderada nacional. Apesar disto, estas taxas diminuíram no período, com exceção de Goiás, onde verificou-se aumento. O Estado do Mato Grosso foi o único que exibiu taxas abaixo desta média.
Na Região Sudeste, apenas Minas Gerais apresentou taxas de crimes letais intencionais abaixo da média nacional, porém estas cresceram 25% no período. Já São Paulo e Espírito Santo, com taxas acima da média nacional, registram decréscimos de 1% a 15% no período. O estado do Rio de Janeiro além de estar acima da média nacional teve a taxa crescendo 14% no período.
Por fim, os três Estados da Região Sul tiveram taxas de crimes letais intencionais abaixo da média ponderada nacional. Além disso, no Rio Grande do Sul e, principalmente, no Paraná verificou-se redução dos valores no período. Entretanto, em Santa Catarina houve crescimento das taxas no período.


...


Custos Econômicos da Violência em São Paulo (1999)
Gasto do Poder Público no combate à criminalidade: 4,2 bilhões.
Bens e Serviços que deixaram de ser produzidos: 470 milhões.

Gastos da sociedade civil na compra do bem segurança e perdas geradas diretamente pelos incidentes: 4,7 bilhões


...



Efeito da Letalidade na Capacidade de Produção (Rio de Janeiro)
O elevado grau de letalidade da violência no Brasil implica em uma perda significativa de produção resultante da morte


...


CUSTOS DA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NO BRASIL

Definições Relacionados aos efeitos não econômicos da criminalidade. Avaliado em termos da incidência de:• doenças resultantes da violência (doenças mentais e incapacidade física); • mortes resultantes de homicídios e suicídios; • alcoolismo e dependência de drogas e entorpecentes; • desordens depressivas. Os efeitos sociais e político da criminalidade podem ser mensurados na:• erosão de capital social; • transmissão de violência entre gerações; • redução da qualidade de vida; • comprometimento do processo democrático.



No comments:

Post a Comment