interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, January 01, 2010

Vale do Paraíba: cheias



A cidade do Vale do Paraíba está isolada por rio que transbordou
João Carlos de Faria, ESPECIAL PARA O ESTADO, CUNHA

























Cinco pessoas morreram soterradas ontem, em um sítio no bairro Barra do Bié, em Cunha, a 170 km de São Paulo. A única vítima identificada até as 20 horas de ontem é o proprietário do imóvel, o espanhol Manuel Mouron Robles. Um helicóptero do Exército tentou pousar no local por volta das 17 horas, mas a neblina impediu a operação. Não há acesso por terra à casa. A equipe de resgate tentava chegar ao local a pé. 


França: réveillon



Vai ver que é por causa da 'questão social'. Piromania como solução...


País teve 1.147 veículos queimados na noite de Ano Novo de 2008.
Polícia deteve 549 pessoas, contra 288 no ano anterior, disse ministro.
A festa de Ano Novo na França teve 1.137 veículos incendiados, com os jovens dos bairros populares mantendo esta sinistra tradição, apesar da mobilização policial em todo o país, informou nesta sexta-feira (1°) o ministro do Interior, Brice Hortefeux.

No total, 1.137 carros foram incendiados em toda a França, contra 1.147 na noite de Ano Novo de 2008/2009.

Foto: JOHANNA LEGUERRE / AP
Depósito de carros queimados em Strasbourg, na França; palco de distúrbios, cidade teve cerca de 60 veículos queimados na passagem de ano (Foto: JOHANNA LEGUERRE / AP)




México: narcoterroristas

31/12/2009 - 13:10



México: DEA alerta ante posibles ataques de grupos narcoterroristas


Según la DEA, los atentados podrían concretarse en ocho estados.












La agencia estadounidense advirtió sobre la posibilidad de que carteles del narcotráfico preparen ataquen contra fuerzas federales y estatales, y blancos civiles. Los objetivos serían plazas comerciales, puentes y estaciones de metro y autobuses.

AMÉRICAECONOMÍA.COM

México D.F. Los carteles del narcotráfico que operan en México podrían estar preparando ataques contra las fuerzas federales, estatales, locales, e incluso contra “blancos civiles” advirtió la Agencia Antidrogas de Estados Unidos (DEA).
Según un informe interno de la entidad estadounidense, estos hechos podrían concretarse en Michoacán, Nuevo León, México, Chihuahua, Sinaloa, Durango, Zacatecas e incluso el Distrito Federal.
Los objetivos del narcoterrorismo serían plazas comerciales, puentes y estaciones de transporte público como el Metro y terminales de autobuses, indicó El Universal.
También podrían efectuar en eventos masivos para celebrar las fiestas de fin de año.
El trabajo de la DEA no explica cuáles serían los motivos particulares de estos planes.
Además, el documento alude a una alerta que efectuó a México para el 1 de enero, en donde estarían involucrados Los Zetas
La Agencia advirtió a los gobiernos de EE.UU. y México un posible aumento de la violencia entre diciembre de 2009 y febrero de 2010.
Ataque a hospital en Tijuana. Mientras, la Procuraduría General de Justicia del Estado (PGJE) realiza las indagaciones por un atentado a balazos contra un hospital privado y una compra-venta de autos en Tijuana, señaló El Financiero.
Se está investigando si los hechos tienen relación con el crimen organizado, pues el dueño de ambos lugares el año pasado fue secuestrado y posteriormente liberado.
La fiscalía estatal no reportó muertos ni heridos.

RD Congo: Confrontos tribais fazem 270 mortos


Ouvir com webReader
PELO menos 270 pessoas, das quais 187 civis, foram mortas entre finais de Outubro a meados deste mês na RD Congo, em confrontos tribais no noroeste do país, onde o Exército interveio por várias vezes para acalmar os ânimos, anunciou terça-feira o Governo congolês. Em finais de Outubro,   membros da tribo Enyele, incitados pelo “feiticeiro” Ondjani, confrontaram a tribo Monzaya, bem como agentes da Polícia por causa da gestão de uma lagoa natural, rica em peixe, na aldeia de Dongo, a 300 quilómetros a norte de Mbandaka, cidade-sede da província de Equador.
Maputo, Quinta-Feira, 31 de Dezembro de 2009:: Notícias
Duas semanas após o fim da violência, "o balanço dessa aventura macabra foi de mais de 187 civis friamente mortos por um bando em Ondjani", segundo informou o ministro congolês da Comunicação e porta-voz do Governo de Kinshasa, Lambert Mende.
Os insurgentes da tribo Enyele "perderam pelo menos 82 dos seus membros durante o combate" contra um comando de 600 homens das Forças Armadas da RD Congo (FARDC), enviados para reforçar essa região, acrescentou o governante.
Esse comando conseguiu repor a calma e retirar o controlo de Dongo das mãos dos insurgentes a 13 de Dezembro.
Os combates fizeram fugir mais de 150 000 pessoas das suas aldeias, das quais metade se encontra refugiada no Congo-Brazzaville, beneficiando de assistência humanitária, contrariamente aos deslocados internos.
"Os parceiros humanitários da RD Congo são instantaneamente convidados a encorajar e a facilitar o regresso dos nossos concidadãos às suas aldeias e a se abster de os fixar longe deles para que possam beneficiar da ajuda humanitária", declarou o ministro.
VIOLÊNCIA NA NIGÉRIA  
Entretanto, a calma regressou terça-feira a Bauchi, cidade a norte da Nigéria, onde as forças da ordem foram desdobradas no dia a seguir à violência levada a cabo segunda-feira por uma seita islamista radical que causou mais de 70 mortos, segundo a AFP.
No bairro de Zango, base da seita Kala-Kato e teatro dos confrontos, os residentes, que foram atacados pelos islamistas, fugiram da área antes de regressarem às ruas para constatar os prejuízos.
Polícias e soldados foram destacados em diferentes pontos da cidade e particularmente ao redor do sítio de onde partiu a confusão, com vista a destruir a direcção de Kala-Kato.
Kala-Kato, igualmente conhecido pelo nome de Maitatsine, é uma seita presente em vários Estados do norte da Nigéria há décadas.

Sunday, December 27, 2009

"Fecalismo"

“A prática de fecalismo a céu aberto, por parte de alguns munícipes da Ilha de Moçam-bique e de outros bairros periféricos, continua a ser um problema que compromete a vida dos próprios residentes pois várias são as doenças de que a população padece, associadas a este hábito. De Janeiro a Novembro deste ano, mais de uma centena de habitantes do bairro Sanculo, no posto administrativo de Lumbo, sofreram de diarreia, uma das principais doenças da zona.

Contra as várias acções de sensibilização e educação sanitária sobre as boas práticas de higiene, a população continua a defecar ao longo da costa. Ao circular pela marginal é comum ver mulheres, homens, de todas as idades, de cócoras a fazer as suas necessidades maiores, sem se importar com as outras pessoas à volta. 

Na Ilha de Moçambique, único lugar do país com estatuto de Património da Humanidade, decretado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura) em 1991, é quase que impossível passear pela marginal devido ao cheiro nauseabundo que se faz sentir, resultado das fezes.
(...)”

Em Fecalismo a céu aberto: um mal de difícil combate