interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, September 22, 2010

Democracia e Liberdade: LIBERALISMO URBANO É POSSÍVEL?

Sobre:


Fernando, a grande maioria do que escreveste vai de encontro ao que penso, é isto mesmo, uma descentralização política é mais importante do que uma descentralização econômica capenga feita por 1/2 dúzia de empresas que dominam a cidade em consórcio com a prefeitura. Gosto da idéia de uma arena política em que todos podem discutir e fazer valer seus projetos quando refletidos por um grupo maior que não tem o mesmo poder de articulação. E um condomínio, como bem notaste, não tem a mesma abrangência. Agora, só me resta uma dúvida (o que, talvez, eu discorde), os zoneamentos valorizam certas áreas sim em detrimento de outras, mas quando um indivíduo e um grupo deles se desloca para determinada zona urbana, ele compra uma fração de terra com certos atributos, está portanto ancorado num contrato que precede a própria propriedade. Assim, quando se rompe um zoneamento ou se altera seu padrão legal está se rompendo o mesmo contrato. Ora, se defendes o que pode vir a ser chamado como negociação, não se pode, em meu entender, certas normas criadas com o intuito de harmonizar ou destinar certos fins a áreas específicas. Exceto se tudo que foi feito antes do modelo que propõe passem a ser inválidas, as novas áreas também passarão a criar normas, mesmo que hipoteticamente não delineadas para um tempo ou período previsto, mas irão contemplar um código de posturas, no mínimo, e um modo de proceder num determinado espaço urbano que não é homogêneo a toda cidade, pois esta é uma característica essencial das cidades, sua heterogeneidade.
Abraço,
a.h

Dispatch: Indonesia To Skip U.S.-ASEAN Meeting | STRATFOR

Dispatch: Indonesia To Skip U.S.-ASEAN Meeting | STRATFOR

Tuesday, September 21, 2010

Vácuo sueco

Migrações estão relacionadas a períodos de grandes transformações/adaptações do gênero humano. O problema é que no caso citado, uma parte da sociedade, que tem mais direitos também tem deveres que os beneficiados não correspondem. Este tipo de subsídio é danoso, pois cria uma cisão em que "o cidadão de segunda classe política" se torna um "cidadão de primeira classe tributário". Defender as tradições, referendando a posição dos que defendem "a Suécia para os suecos" implica em um contra-senso, pois o estado que serve como limite físico da preservação da cultura e tradição é uma invenção moderna (anti-tradicional) em que o indivíduo deve ser seu ponto de apoio. Quando ocorre um vácuo de idéias que deveriam enfatizar esta relação de direitos e deveres do indivíduo, o espírito de horda dos racistas acaba por preenchê-lo. Este fascismo se torna recorrente justamente pelo ocaso liberal-individual, o único meio de redenção político e econômico que conheço.

Five Ways to Profit as Coffee Prices Soar


Sobre:


O que impressiona é o jogo, desde os tempos do Getúlio com que se manipula as commodities brasileiras. Por outro lado, o mercado de ações torna o lucro livre para investidores que surfam nas crises de abastecimento, de modo que o lucro não é monopolizado, mas distribuído para além dos produtores que têm que se adaptar com o aumento de competitividade dos "comunistas" vietnamitas. Nesta situação não adianta bradar por controle do mercado de ações, mas o que deveria ser feito é um marketing e planejamento de longo prazo aumentando o valor agregado do produto.

O que faz uma câmara de comércio brasileira no setor?

Dispatch: Tajikistan and Central Asia's Fergana Valley | STRATFOR


Dispatch: Tajikistan and Central Asia's Fergana Valley | STRATFOR

Jornalismo de guerra e funcionalismo teórico



e

EUA planejam vender US$ 60 bilhões em aeronaves militares a sauditas

Acordo bélico pode ser o maior da história americana.
Pacote envolveria 84 caças, 178 helicópteros e tecnologia à Marinha. 


A matéria é confusa. Pois o número de vagas alegado (77.000 em até 10 anos) são cócegas perante a necessidade de geração de postos de trabalho atual. Quanto à necessidade de armar os sauditas, perfeito. Totalmente correto, mas sugerir que todo um conflito internacional tenha sido criado para justificar um acordo desses é contra-sensual porque o que se perde com o encarecimento do petróleo é n-vezes superior ao que, supostamente, se ganha. A abordagem, em ciências sociais, que coloca os resultados, benefícios de uma ação como se fosse uma causa é o que chamamos de funcionalismo. É um equívoco. Mas, se me perguntar se de uma crise se pode tirar algum proveito, daí sim eu diria que sim.